O primeiro taikai de kimono nunca se esquece.
de cabeça, prá mim tá difícil,imagina prá ela. O primeiro kimono nunca se esquece!
O primeiro Taikai* paramentada de kimono vai ser lembrada por muitos outonos.
(minha filha tem dez anos,canta na categoria tibiko ( até treze) , participou do
Paulistão em fevereiro, no feriado da Independência fêz o Yosen**, foi aprovada
para o Paulistão do Centenário, e a UPK(União Paulista de Karaokê), num golpe de mestre
transferiu a realização para o Anhembi, conjuntamente às comemorações dos Cem Anos. A organização do Brasileirão,parece, reagiu, vai acontecer uma semana antes no mesmo local. Para os aficionados é ruim, dois eventos máximos próximos na asfixiante programação, para os cantores é muito bom, os gastos serão únicos para preparação visando os dois.)
No tai-kai começa no Doyo(infantil) aos 4 anos e vai até 13 cantando música infantil.
O Tibiko segue até treze cantando música adulta.Daí segue o juvenil,até categorias B, A, Especial,
Extra, Super-Extra, Star.Tudo dividido por faixas etárias, do 1(16 anos) ao 8. A NAK segue ao 9.
O cuidado é redobrado pois certos versos, certas músicas são vetadas, são incantáveis,pela
faixa etária passagens musicadas não vividas soam falsas, como falsetes. De domingo a domingo
cantores gargarejam,aquecem,afinam, seguem aos taikais. Os preferidos ficam no entorno dos
metrôs***, cantores de oitenta e poucos anos, das categorias 7 e 8, lotam, subdivididos em chaves, a portar apetrechos,porta- ternos ou já vestidos,terno e gravata, confundidos com auditores de domingo ( evangélicos,segundo apódo de irmão meu) , compram programas,estudam os competidores fraternais, os desafetos, que ninguém é de ferro. Um taikai de um dia(o Paulistão ocorre em dois, no sábado para adultos, domingo para doyo, tibiko e juvenil, e Gran-Prix dos campeões de todas,excetuando as duas primeiras) inscreve 400 cantores pagando dezoito reais, crianças a quinze, programas cinco, e 4 jurados ( três votam,um reveza) a 500 cada, DVDs da performance a 25, japones canta e a economia anda.Dentro, tudo, roupas, pastéis e doces, comidas,CDs e DVDs originais,outros nem tanto, sem defasagem, lançou no Nihon****, noutra semana tá no Burajiru,sem sacanagem, garantido, né! encantado,até ( em Parintins qual boi japonês torce?).
Sentados nos poucos lugares vagos restantes, assentos reservados colorem, sinalizados de todas
formas, jornais, revistas, bolsas,casacos e guarda-chuvas, marcam território - alguém é aguardado, sem presença confirmada, na pura certeza, de que virá, assistem,aplaudem e torcem. Nos camarins, sal para jogar atrás dos ombros,prá tirar o azar, e bebidas prá timidez. (num taikai no Kibô, obasan reclamava, após tomar um gole... pensei que era açúcar! falamos, olhe a pressão, se for hipertensa toma o remédio...)
Fora vigias contratados zelam pelo patrimônio, com parcimônia, sem cerimônia, deixa o café odisan,arigatô. Madruga dores,sem as sentir, a melhor idade canta cedo, por categoria, crianças após o almoço dospais ,categorizados à tarde, noite. Cantam, aguardam papeletas, condenando, orientando, dos jurados, todos senseis*****, aguardam troféus.
( atenção para correção, organização! plural de troféu não é troféis!) mais um taikai nosso de cada domingo, que reinicia no próximo. No mais é trabalhar,ensaiar nas aulas coletivas dos kaikans a 35 por mês(canta, sensei corrige, canta no palco) ou aulas particulares de 40 minutos,
a 30/40 cada). Depois do corre-arruma das obasans do odori, do ritual imemorial ( portar um quimono,tradição milenar, não é fácil aos leigos, tudo normatizado, faixas, o que pode mostrar,
crianças e adultas diferenciadas : criança não expõe nuca, fetiche para mulher assim como a manga do kimono, as de solteiras são longas, quase até os pés, minha filha entra, cumprimenta no gesto obrigatório, canta. Fica em segundo, no File da memória em primeiro, nos preferidos. No mais, falta agradecer Tissa-san, Mitico e Alice-san e as obasans dos
seus departamentos, pelo apoio, pela torcida.
*concursodekaraokê.**eliminatória.***Shizuokac/2palcos,naS.Joaquim.
****Japão.*****Professor.
O título é ilustrado pelas despedidas, boa semana..vai vir na terça? terça? o que tem na terça?( o título original era" quem nomina esses nomes inomináveis ?")
ora, é Dia da Consciência Negra, respondo rápido, não, eu tenho a consciência limpa,amarela.
Japão caça baleia, caça, é tudo racista, é, guerreou, invadiu outros países, não escravizou ninguem, nós não servimos ao Vaticano, vaticino.
Ao infeliz denominador, ao brilhante titulador, lobotomia neles! CONAR neles, urgente.
por wilson yoshio, num dia de pieguice, de nepAItismo.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial